terça-feira, 19 de junho de 2012

Victor Mature, o Boa Praça

Victor Mature nunca foi considerado um bom ator. Mesmo assim conseguiu se firmar em Hollywood em uma longa e produtiva carreira, participando de mais de 50 produções, algumas delas grandes clássicos do cinema de todos os tempos! Como conseguiu tal façanha? Simples, Mature além de carismático era o que se pode chamar de um sujeito boa praça. Amigo de todos, não se envolvia em confusões e nem em mexericos. Nunca criou problemas no set e não tinha inimigos no meio cinematográfico.

Era educado, humilde e se dava bem com todo mundo no set, do diretor ao mais simples membro de equipe de filmagem. Tratava a todos de forma igual. Nada mal para um caipira do Kentucky que foi a Hollywood tentar a sorte. De porte físico privilegiado, alto (quase 1.90m de altura) ombros largos e musculosos, Mature foi aos poucos subindo os degraus da fama. Participou de pequenos filmes de faroeste e aos poucos foi se destacando. Sabia que não era um grande ator mas com sua simpatia pessoal foi fazendo amigos e sendo escalado em diversos filmes.

Após ser dirigido por John Ford conseguiu o grande papel de sua vida, o de Sansão no clássico dirigido por Cecil B. DeMille, "Sansão e Dalila". Prestativo caiu nas graças do famoso produtor / diretor que lhe deu o maior papel de sua vida. No set colecionou histórias engraçadas principalmente na cena da luta do leão com Sansão. Apesar de ter sido tranquilizado por DeMille que o leão era manso e domesticado resolveu não fazer a cena, deixando tudo nas mãos de seu dublê! Depois do sucesso desse filme Mature foi escalado sistematicamente para vários épicos do mesmo estilo tais como "O Manto Sagrado", "Demetrius, o Gladiador" e "O Egípcio". De fato se tornou o ator padrão dos chamados épicos bíblicos. Depois de alguns anos realizando produções desse tipo a fórmula se desgastou e Mature se dedicou a produções menores, filmes de orçamentos modestos que serviram para ele continuar trabalhando.

Além de ter feito muitos filmes Mature também teve vários casos amorosos em Hollywood. Só de casamentos foram cinco, fora suas conquistas que incluíram várias atrizes famosas como Lana Turner, Susan Hayward, Rita Hayworth e Esther Williams. No final de sua vida Mature assim como outros astros envelhecidos, como Randolph Scott, por exemplo, se dedicou ao Golf como hobby e passatempo. Seus últimos dias foram passados em seu rancho localizado em Santa Fé. Lá faleceu aos 86 anos cercado de amigos e familiares. Nada mal para um sujeito que nem se considerava um ator de verdade.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cinema Clássico - Pablo Aluísio
    Victor Mature
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir