quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Imitação da Vida

Um típico drama sentimental dos anos 50 dirigido pelo especialista Douglas Sirk. Eu recomendo o filme a quem gostou do recente "Histórias Cruzadas" pois a temática é ligeiramente parecida. Aqui uma atriz de teatro e cinema, Lora Meredith (Lana Turner), vê sua vida passar ao lado de uma empregada doméstica negra, Anni (Juanita Moore), cuja filha é criada ao lado da filha de sua patroa. São ambas viúvas e juntas vão passando pelas dificuldades da vida. Achei muito interessante porque a questão racial não é jogada para debaixo do tapete. A filha da empregada negra tem vergonha da condição social e racial de sua mãe e faz de tudo para distanciar dela, muitas vezes a humilhando perante outras pessoas. Interessante é que embora a fita seja estrelada pela diva Lana Turner o filme é completamente ofuscado por esse drama familiar entre a mãe trabalhadora e sua filha que renega seu passado e sua raça. As duas atrizes aliás foram recompensadas e ambas foram indicadas ao Oscar e ao Globo de Ouro, sendo que Susan Kolmer (que interpreta a filha ingrata que renega sua mãe empregada) foi premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante - prêmio mais do que merecido.

No núcleo familiar branco da patroa, Lana Turner brilha. Muito elegante e muito sofisticada Lana é aquele tipo de atriz que não existe mais. Ela consegue interpretar sua personagem ao longo dos anos de forma muito digna e convincente. Sua filha é interpretada por Sandra Dee, que era ídolo juvenil na época, emplacando sucessos com filmes açucarados sobre namoricos juvenis nas bilheterias (anos depois se casaria com o cantor Bob Darin que conheceu no set de filmagens, história que foi mostrada no filme biográfico dele, onde foi interpretado por Kevin Spacey). O diretor Douglas Sirk mostra aqui porque foi um dos grandes cineastas do gênero drama nos anos 50. Toda a produção é muito rica e o technicolor é bem berrante - o que afinal eram duas características desse diretor. Em suma, "A Imitação da Vida" tem um belo roteiro que mostra sem receios a questão racial anos antes da luta pelos direitos civis pela população negra americana. Vale a pena conhecer.


A Imitação da Vida (Imitation of Life, EUA, 1959) / Direção de Douglas Sirk / Com Lana Turner, Sandra Dee e Juanita Moore / Sinopse: O filme conta a história de Lora Meredith (Lana Turner), atriz famosa e consagrada que tinha uma filha e acolhe em sua casa uma mulher negra — Annie Johnson (Juanita Moore) — junto com sua filha para trabalhar como doméstica. Com o passar dos anos, as duas mulheres compartilham suas vidas e os problemas das respectivas filhas

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir