quarta-feira, 11 de julho de 2012

Infâmia

Duas amigas de faculdade mantém um colégio para moças. Uma delas (Hepburn) planeja em breve se casar com seu namorado, um médico local (Garner) até que suas vidas são mudadas tragicamente por uma mentira contada por uma de suas alunas. Seguramente um dos roteiros mais instigantes e corajosos que já vi em um filme rodado nos anos 60. O filme não tem medo de tocar em assuntos que até hoje são tabus e que há 50 anos eram ainda mais fortes. Também é curioso como o argumento do filme é dúbio. Em certo sentido ele realmente deixa completamente desnorteado o espectador pois ao mesmo tempo que ficamos indignados com o acontecimento que vira a vida das protagonistas de ponta cabeça, sabemos de antemão que as acusações possuem um fundo de verdade, mesmo que de forma unilateral por parte de uma delas. Além disso o tema levanta o debate sobre a hipocrisia moral reinante na sociedade.

O elenco está ótimo. Shirley MacLaine, na flor da idade, está linda. Muito charmosa demonstra que já era uma excelente atriz naquela época (e olha que não passava de uma jovem estrela). Já Audrey Hepburn desfila toda sua classe habitual em cena. Incrível como mesmo nas maiores adversidades ela jamais perdia a elegância, nem na trágica cena final. Aliás sua caminhada para fora do cemitério, de cabeça erguida, mostrando toda a sua dignidade diante de tudo o que lhe aconteceu é seguramente uma das maiores cenas de sua carreira. Por fim fica aqui os elogios ao grande William Wyler. Que ele foi diretor de grandes clássicos da história do cinema, todo mundo sabe mas muitos irão se surpreender em ver como ele lida com o delicado tema desse filme. Genial o seu trabalho. "Infâmia", em suma, é uma obra prima que merece ser descoberta por quem ainda não assistiu. Nota dez.


Infâmia (The Children's Hour, EUA, 1961) Direção: William Wyler / Roteiro de Lillian Hellman, John Michael Hayes / Elenco: Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, James Garner / Sinopse: Duas amigas de faculdade mantém um colégio para moças. Uma delas (Hepburn) planeja em breve se casar com seu namorado, um médico local (Garner) até que suas vidas são mudadas tragicamente por uma mentira contada por uma de suas alunas.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir