sábado, 11 de agosto de 2012

Cinco Covas no Egito

O diretor Billy Wilder construiu um verdadeiro clássico com foco na Segunda Guerra Mundial: "Cinco Covas no Egito" (Five Graves to Cairo - 1943). O longa, com uma bela fotografia em preto e branco do mestre John Seitz, discorre sobre a história do cabo inglês John Bramble (Franchot Tone) que logo depois de se ver derrotado juntamente com as tropas inglêsas na Batalha de Tobruk, na Líbia (norte da África) para as forças alemães de Rommel (Erich von Stroheim), foge pelo deserto utilizando um tanque de guerra. Extremamente fragilizado e moribundo, Bramble consegue milagrosamente chegar à Argélia e ser acolhido num pequeno hotel localizado no vilarejo de Sidi Halfaya pelo proprietário Farid (Akim Tamiroff) e a bela camareira, Mouche (Anne Baxter) - uma francesa nascida em Marselha. As coisas começam a complicar para Bramble quando o famoso Marechal, depois de arrasar Tobruk, se volta para a conquista do Cairo e de Alexandria. Mas antes dos ataques, a "raposa do deserto", como era conhecido, decide descansar para planejar com mais calma os futuros ataques. Com isso, hospeda-se justamente no hotel onde está Bramble. Rommel chega ao hotel acompanhado de 200 soldados, do Tenente Schwegler (Peter van Eick) e do General italiano, Sebastiano (Fortunio Bonanova). Com a chegada da comitiva alemã, o Cabo inglês, encurralado e correndo sério risco de vida, assume a identidade de Paul Davos, um dublê de informante nazista e garçom que havia trabalhado neste mesmo hotel antes de ser morto pelos ingleses no dia anterior. Rommel, após tomar conta do hotel, decide transformá-lo em seu Quartel General. Transtornado com a presença do Marechal alemão no hotel, Bramble decide matá-lo, mas, imbuído em desvendar o segredo alemão da senha, "Cinco Covas no Egito", decide mudar de idéia.

O tempo passa e a descoberta da senha alemã por Bramble vai ficando cada vez mais difícil. Além disso, o pior começa a acontecer: o Tenente alemão Schwegler, desconfiado, passa a suspeitar do Cabo inglês. Certo dia porém, num verdadeiro golpe de sorte do inglês, Rommel promove um jantar no hotel para alguns oficais ingleses que tinham acabado de chegar como prisioneiros. Neste jantar o Marechal fala demais e resolve contar para os oficiais, de onde os alemães arranjariam suprimentos para poder invadir o Egito e a Alexandria. Bramble, trabalhando como garçom, ouve tudo. Tal revelação era justamente o que o inglês esperava. Ou seja: a senha "Cinco Covas no Egito" que, segundo relato do próprio Rommel, representam 5 covas que foram espalhadas pelo deserto em 1937 - portanto dois anos antes da guerra - para esconder suprimentos, como: milhares de litros de combustíveis, armas, roupas, munições, água e peças de reposição para tanques. Na verdade os alemães em 1937 já sabiam da eclosão da Segunda Guerra e o que iria acontecer no norte da Africa. Tudo tinha sido minuciosamente planejado. Com todas essas informações, restava agora ao Cabo inglês a heróica tarefa de revelar o grande segredo de Rommel aos aliados. Mas para isso ele teria que se livrar de Rommel, do Tenente Schwegler além de conseguir fugir do hotel. Um filme excelente, com um grande elenco, um roteito maravilhoso e um show à parte do ator austríaco, Erich von Strohein no papel de Rommel. Nota 9.


Cinco Covas no Egito (Five Graves to Cairo, EUA, 1943) Direção: Billy Wilder / Roteiro: Charles Brackett, Billy Wilder / Elenco: Franchot Tone, Anne Baxter, Akim Tamiroff, Erich von Stroheim / Sinopse: "Cinco Covas no Egito" mostra a história do cabo inglês John Bramble (Franchot Tone) que logo depois de se ver derrotado juntamente com as tropas inglêsas na Batalha de Tobruk, na Líbia (norte da África) para as forças alemães de Rommel (Erich von Stroheim), foge pelo deserto utilizando um tanque de guerra.

Telmo Vilela Jr.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir