quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Grande Segredo

Faltando alguns meses para terminar a Segunda Guerra Mundial, o Serviço Secreto Americano (OSS) liderado pelo Coronel Walsh, recebe notícias de agentes da própria OSS que vivem clandestinamente numa França ainda ocupada pelos nazistas dando conta de que os alemães estão transportando, direto para a Alemanha, enormes cargas de minério dentro de dezenas de vagões de trens. Preocupado que os alemães possam estar usando todo esse minério para construir a tão sonhada bomba atômica nazista, o Coronel Walsh procura um antigo amigo de faculdade e membro do Projeto Manhattan, o físico americano, Alvan Jesper (Gary Cooper). A conversa entre os dois é franca e Walsh pressiona Jesper para que ele diga, baseado nas informações sobre o roubo das cargas de minério, se realmente os alemães podem estar perto de construir a bomba atômica. Jesper fica atordoado com a notícia, mas para ter certeza daquilo que os alemães estão planejando viaja até a Suíça para encontrar-se com a cientista húngara Katerin Lodor, sua mentora e inspiradora que encontra-se internada num hospital e trabalha forçadamente para os nazistas. Durante o encontro, Lodor promete ajuda ao cientista americano no sentido de atrasar os planos nazistas de construir a bomba. Algumas horas depois de conversar com a famosa cientista, Jesper recebe um telefonema de um agente da OSS dizendo que Lodor havia sido sequestrada do hospital pelos nazistas. Desnorteado, Jesper sai em missão para tentar resgatar a Doutora, mas fracassa. A sua última e decisiva cartada será então entrar na Itália de Mussolini para resgatar o Doutor Polda (Vladimir Sokoloff), cientista italiano e anti-fascista indicado pela Doutora Lodor, mas que se encontra também prisioneiro dos alemães. Jesper, fazendo-se passar por um cientista alemão, consegue visitar Polda. Os dois conversam e Jesper pede ajuda ao cientista prometendo resgatá-lo e levá-lo embora para os EUA. Aterrorizado de tanto medo, Polda só aceita colaborar com a OSS e fugir para os EUA, se sua filha, Maria, for libertada das garras dos nazistas onde se encontra como refém.

"O Grande Segredo" (1946), baseado na obra literária, "Cloak and Dagger: The Secret Story of OSS" - de Corey Ford e Alastair MacBain - foi dirigido de forma magistral por Fritz Lang que costurou o longa utilizando dois trunfos irresistíveis: O excelente Gary Cooper que aqui faz um dublê de cientista e agente secreto, e de um belo roteiro assinado pelo trio, Boris Ingster, John Larkin Jr. e Albert Maltz, e que teve como influência as operações da OSS durante a Segunda Guerra Mundial. Um filme excelente.


O Grande Segredo (Cloak and Dagger, EUA, 1946) Direção: Fritz Lang / Roteiro: Albert Maltz, Ring Lardner Jr.baseado no livro "Cloak and Dagger: The Secret Story of OSS" - de Corey Ford e Alastair MacBain / Elenco: Gary Cooper, Robert Alda, Lilli Palmer, Vladimir Sokoloff, J. Edward Bromberg / Sinopse: Um físico americano, Alvan Jesper (Cary Cooper) se envolve numa intrigada rede de espionagem e conspiração durante a Segunda Guerra Mundial.

Telmo Vilela Jr.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir