sábado, 1 de setembro de 2012

Vinhas da Ira

Baseado na obra homônima do escritor americano John Steinbeck (Nobel de Literatura em 1962), o longa, As Vinhas da Ira, uma verdadeira obra-prima do cinema, abre a caixa de pandora e mostra ao mundo as tenebrosas consequências da Grande Depressão Americana de 1929 que quase destruiu com a economia dos Estados Unidos. A história gira em torno dos membros da família Joad que viviam há décadas no estado de Oklahoma mas que perdem suas terras que mantinham como meeiros. Essa perda ocorre devido à chegada de grandes empresários do setor de agricultura que impõe à região o progresso, com modernos tratores e implantando uma nova agricultura mecanizada. Com isso o sistema de agricultura manual dos meeiros da região torna-se obsoleto e praticamente liquidado, fazendo com que a família Joad e várias outras famílias abandonem a região. Sem terras e sem dinheiro os Joad, liderados por Tom Joad (Henry Fonda), Al Joad (O.Z Whitehead) e Ma Joad (Jane Darwell) reúnem-se dentro de um pequeno e velho calhambeque e partem em direção ao estado da Califórnia em busca de trabalho e de dias melhores. Mas toda essa esperança pode tornar-se um grande pesadelo.

Dirigido pelas lentes do genial John Ford, o antológico clássico consegue, em 140 minutos, encapsular toda a angústia e desespero dos agricultores americanos num dos períodos mais negros da história americana. No entanto, a situação profundamente angustiante, somada a uma paisagem distópica e entristecida é filtrada por uma fotografia deslumbrante, onde a beleza do preto e do branco parecem amenizar boa parte de toda a miséria e desesperança daquelas pessoas. O longa - vencedor de dois Oscars nas categorias de melhor diretor (John Ford) e melhor atriz coadjuvante (Jane Darwell) - nos brinda com diálogos e metáforas tão memoráveis e atuações tão fantásticas que cada personagem, e até mesmo o calhambeque, deveria, cada um deles, ganhar um Oscar. Um filme realmente magnífico.


Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, EUA, 1940) Direção: John Ford / Roteiro: Nunnally Johnson baseado na obra de John Steinbeck / Elenco: Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine / Sinopse: Durante a grande depressão família de trabalhadores tenta sobreviver em um país com a economia arrasada pela crise.

Telmo Vilela Jr.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 9.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir