quarta-feira, 10 de outubro de 2012

As Sete Faces do Dr. Lao

No velho oeste um misterioso oriental conhecido como Dr. Lao chega numa cidadezinha perdida com seu circo itinerante. Sua presença no local irá mudar para sempre a vida dos moradores. Clássico da Sessão da Tarde o filme "As Sete Faces do Dr Lao" sempre foi muito querido pelos brasileiros. É uma fábula muito cativante sobre um oriental misterioso que chega em uma pequena cidade e aos poucos vai mudando o destino do lugar. Em um tempo onde não existiam efeitos digitais ou nada muito sofisticado em termos de efeitos especiais o filme compensa tudo com uma grande imaginação e criatividade. O filme inclusive levou um Oscar de maquiagem - merecido aliás. O diretor George Pal já era um veterano quando dirigiu Lao (que foi seu último filme). Desde a década de 30 ele já vinha dirigindo vários filmes nesse estilo, misturando geralmente fantasia e aventura, para o público infanto-juvenil. Aqui certamente ele se despediu em grande estilo.

O elenco também chama a atenção, com destaque para Barbara Eden (A Jennie do seriado "Jeannie é um gênio", clássico da tv dos anos 60) e o veterano Arthur O Connel (que faria alguns filmes ao lado de Elvis Presley também). Porém em termos de elenco o filme pertence mesmo a Tony Randall. Ele era mais um ator coadjuvante, de muito talento é verdade, mas que nunca alcançou o estrelato. Ele geralmente fazia parte do elenco de apoio de grandes astros. Dele me recordo em especial dos 3 filmes que fez ao lado de Rock Hudson e Doris Day (sempre no papel de amigo de Rock ou um rival pelo amor de Doris). Creio que em termos de brilho próprio sua grande chance tenha sido justamente nesse Dr Lao, o que faz com muita competência. Pena que depois não lhe deram mais espaço para brilhar sozinho. De qualquer forma vale a pena principalmente para os que sentem saudades do tempo em que a Sessão da Tarde passava filmes bons e de qualidade.


As Sete Faces do Dr. Lao (7 Faces of Dr. Lao, EUA, 1964) Direção: George Pal / Roteiro: Charles Beaumont baseado no livro "The Circus of Dr. Lao" de Charles G. Finney / Elenco: Tony Randall, Barbara Eden, Arthur O'Connell / Sinopse: No velho oeste um misterioso oriental conhecido como Dr. Lao chega numa cidadezinha perdida com seu circo itinerante. Sua presença no local irá mudar para sempre a vida dos moradores.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir