terça-feira, 12 de março de 2013

Desafio à Corrupção

"Desafio à Corrupção" é uma crônica sobre o fracasso pessoal. O personagem principal, Eddie Felson (Paul Newman), é em essência um pequeno golpista que leva sua vida em espeluncas de sinuca onde engana os desavisados. Ele se faz passar por um idiota que não sabe jogar, perdendo algumas partidas fáceis. Seu papel de "pato" atrai outros jogadores que aceitam apostar quantias vultuosas pensando ganhar um dinheiro fácil. Uma vez apostado somas altas Eddie finalmente se revela mostrando toda sua grande habilidade no jogo. Sem emprego, casa ou destino, Eddie vai levando sua vida partida após partida, até enfrentar um grande jogador como ele, Minnesota Fats (Jackie Gleason) . O destino desse confronto vai mudar os rumos de sua vida. Eddie pretende vencer o grande mestre para provar a si mesmo que é um vencedor e não um fracassado como foi definido por Bert Gordon (George C. Scott), um agenciador de apostas e escroque local.

É impressionante a quantidade de grandes filmes na carreira de Paul Newman. Aqui ele realiza uma de suas atuações mais brilhantes, tanto que foi indicado ao Oscar de Melhor ator. Injustamente não venceu o prêmio mas a justiça se faria anos depois quando Newman retornaria ao mesmo personagem em "A Cor do Dinheiro" ao lado de Tom Cruise. Após tanto tempo Paul Newman finalmente sairia vencedor na categoria. Justiça tardia mas bem-vinda certamente. Outro atrativo do elenco é a presença de Jackie Gleason como Minnesota Fats. O comediante se revela um ator dramático de mão cheia. "Desafio à Corrupção" foi indicado a vários prêmios, inclusive Melhor Filme, mostrando sua imensa qualidade cinematográfica. O roteiro, muito bem escrito, disseca a tênue linha existente entre a vitória e a derrota. A vida é representada pela mesa de bilhar, onde destinos parecem fluir ao sabor das tacadas, resultando numa excelente metáfora sobre a vida e morte dos personagens. "The Hustler" é uma obra prima do cinema. Simplesmente obrigatório.


Desafio à Corrupção (The Hustler, EUA, 1961) Direção: Robert Rossen / Roteiro: Sidney Carroll, Robert Rosset baseado na obra de Walter Tevis / Elenco: Paul Newman, Jackie Gleason, Piper Laurie, George C. Scott, Murray Hamilton / Sinopse: Eddie Felson (Paul Newman) é um "Hustler", um enganador de mesas de sinuca. Se fazendo passar por um "pato" ele leva pessoas a apostarem grandes somas de dinheiro com ele. Após apostado todo o dinheiro ele finalmente se revela como o grande jogador que é, ganhando a aposta. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (preto e branco) e Melhor Direção de Arte. Também indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Paul Newman), Melhor Atriz (Piper Laurie), Melhor Ator Coadjuvante (Jackie Gleason), Melhor Ator Coadjuvante (George C. Scott) e Melhor Direção.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

3 comentários:

  1. Eu me lembro que no lançamento de A Cor do Dinheiro o galã do filme era o Tom Cruise e o Paul Newman o mentor mais velho e o Paulo Francis fez um comentário bem legal sobre o Paul Newman usando a sua voz característica:
    "Paul Newman, vai ser bonito assim no inferno, com 60 anos!".

    ResponderExcluir
  2. Paulo Francis sempre tinha essas tiradas famosas. Eu prefiro esse filme aqui do que "A Cor do Dinheiro". A presença do Tom Cruise de certa forma ofuscava o brilho do personagem de Paul Newman. Apesar do Oscar penso que o ator deveria ter sido premiado aqui e não tantos anos depois como aconteceu. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir