domingo, 28 de abril de 2013

Afundem o Bismarck!

Dentro dos planos de dominar completamente a Europa por parte de Hitler era essencial ter o controle dos mares de forma absoluta. Para isso o líder nazista mandou construir aquele que foi o maior navio de guerra da história da Alemanha. Se tratava do encouraçado Bismarck, um máquina militar jamais vista nos oceanos. A intenção da marinha alemã era dominar o atlântico norte, sufocando assim a Inglaterra que por tratar-se de uma ilha ficaria completamente isolada do resto do mundo. Por essa razão assim que o poderoso Bismarck deixou os portos rumo ao mar aberto a real marinha britânica colocou imediatamente uma frota em seu encalço. Como o próprio nome do filme sugere a ordem era simples e direta: “Afundem o Bismarck!” Em jogo havia a dominação dos mares europeus em plena Segunda Guerra Mundial. É justamente nisso que essa produção se concentra – na história da caça e enfrentamento da jóia da marinha nazista, um navio que se sagrasse vitorioso em combate provavelmente mudaria os rumos do maior conflito da história.

Em direção ao confronto direto foram enviados três navios de guerra da Marinha Real: HMS Prince of Wales, HMS Hood e HMS King George V. O confronto que se seguiu quando esses navios se encontraram com o Bismarck entrou definitivamente para os livros de história como uma das maiores batalhas navais de toda a história. Uma das primeiras coisas que logo chamam a atenção nesse filme é sua recriação extremamente fiel dos fatos reais. O tom é praticamente documental, mostrando momento a momento cada detalhe do conflito, tudo realizado com extrema fidelidade. De certa maneira o filme é quase um documentário. Diante dessa postura dos realizadores desse filme não é de se esperar uma maior profundidade nos militares que surgem em cena. Na verdade, analisando-se friamente, o fato é que os principais personagens desse filme não são os homens que participaram do combate mas sim as máquinas de guerra, os navios envolvidos na batalha em alto mar, sendo obviamente o próprio Bismarck a grande estrela do show. Por essa razão se você gosta e aprecia a história militar de nosso tempo “Afundem o Bismarck!” se torna programa obrigatório. Não deixe de assistir.


Afundem o Bismarck! (Sink the Bismarck!, EUA, 1960) Direção: Lewis Gilbert / Roteiro: Edmund H. North baseado no livro de C.S. Forester / Elenco: Kenneth More, Dana Wynter, Carl Möhner / Sinopse: A Marinha Real Britânica parte em um missão extremamente arriscada e perigosa: afundar o poderoso encouraçado alemão Bismarck, o mais poderoso navio de guerra da Alemanha Nazista.

Pablo Aluísio e Erick Steve.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir