sábado, 25 de maio de 2013

Zulu

“Zulu” é um desses filmes que ajudam o espectador a entender o terrível processo de colonização promovido pela metrópole em relação à colônia. No filme acompanhamos o aspecto militar desse sistema. O enredo se passa durante o conflito entre o Reino Zulu (denominação um tanto difusa e vaga usada pelos ingleses para designar uma série de tribos localizadas na África do Sul) e as tropas britânicas estacionadas na região. Não se sabe bem a razão mas o fato foi que a partir de um determinado momento os Zulus decidiram combater a presença do branco europeu em suas terras. Até aquele momento havia uma certa harmonia na região. A disputa territorial ficou conhecida como Guerra Anglo-Zulu. A tragédia humana foi terrível pois a guerra ocasionou milhares de mortes para ambos os lados. Michael Caine interpreta um oficial britânico que é designado para servir na distante colônia poucos dias antes do conflito se deflagrar. Sua postura, com uniforme intocável e limpo, contrastando violentamente com o primitivismo dos guerreiros Zulus, mostrava bem o choque de civilizações que aconteceu naquele episódio sangrento.

“Zulu” foi extremamente bem recebido pela crítica, principalmente por sua narrativa objetiva e imparcial. Aliás a narração em off foi executada pelo grande ator Richard Burton, que anos depois iria ele próprio estrelar um filme sobre o mesmo tema, mas mostrando os fatos que ocorreram antes da chacina tribal. Tudo o que aconteceu nesse massacre em 1879 deixou duas grandes lições para o Império Britânico. O primeiro foi que não importava o grau de civilização dos nativos locais de suas colônias pois o inimigo jamais poderia ser subestimado. A segunda foi a de que o Império deveria adotar uma postura mais diplomática com as tribos locais para evitar justamente tudo o que ocorreu e que está muito bem retratado nesse “Zulu”. Em conclusão, temos aqui um excelente filme para quem estiver interessado em conhecer melhor a colonização promovida pelo Império Britânico na época.


Zulu (Zulu, Inglaterra, 1964) Direção: Cy Endfield / Roteiro: John Prebble, Cy Endfield / Elenco: Michael Caine, Stanley Baker, Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth / Sinopse: Jovem official é enviado para uma região remota da África do Sul onde tribos do chamado Reino Zulu começam a se rebelar contra a presença britânica na região.

Pablo Aluísio e Erick Steve

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir