quinta-feira, 13 de junho de 2013

Aeroporto 79 – O Concorde

Mais um filme da longa franquia “Aeroporto”. Aqui a grande estrela não é o elenco de veteranos como aconteceu nos filmes anteriores mas sim o próprio avião, o Concorde, uma aeronave de tripulantes que ficou famosa por sua velocidade, conseguindo fazer um vôo entre Paris e Nova Iorque em menos de três horas. Na época que essa produção foi lançada o Concorde era o que de mais avançado existia em termos de aviação comercial. Um jato de linhas modernas e aerodinâmica arrojada que infelizmente se mostrou um desastre comercial. Os preços das passagens eram caros demais, fora do alcance de passageiros de classe média (que sempre formaram a maior parte dos consumidores dos vôos comerciais). Além disso seu custo de operação era muito alto, tornando inviável muitos vôos semanais entre EUA e França. Há poucos anos o Concorde foi oficialmente aposentado, principalmente após um terrível acidente em que uma das turbinas pegou fogo em pleno ar matando todos os passageiros e tripulantes. Já o filme, bem, qualquer desastre que tenha acontecido com o Concorde na vida real não pode nem ser comparado com a sucessão de desastres pelos quais passa o avião aqui.

O enredo é relativamente simples. Uma jornalista acaba conseguindo uma série de documentos que incriminam um rico industrial americano, Kevin Harrison (interpretado pelo ator Robert Wagner). A papelada prova que ele, através de suas indústrias, vendeu sistematicamente armas para governos corruptos e grupos terroristas ao redor do mundo. A repórter está no avião e pretende revelar tudo assim que chegar em Moscou. Para impedir sua divulgação o magnata decide derrubar o Concorde em pleno vôo durante sua viagem de Nova Iorque até Moscou. Para concretizar seus planos ele literalmente tenta de tudo: mísseis, sabotagem e até mesmo uso de armas de última geração para levar ao chão o majestoso avião. O piloto do Concorde, Capitão Paul Metrand, é interpretado por um dos maiores galãs da história do cinema, o astro francês Alain Delon. Já a atriz Sylvia Kristel, da série erótica Emmanuelle, atua como Isabelle, uma das aeromoças da aeronave. No campo dos efeitos especiais temos altos e baixos, boas cenas são intercaladas com montagens constrangedoras. No final de tudo temos um entretenimento com muitos absurdos de lógica e argumento mas que diverte, caso o espectador deixe de reparar nos inúmeros furos do roteiro.


Aeroporto 79 - O Concorde (The Concorde... Airport '79, EUA, 1979) Direção: David Lowell Rich / Roteiro: Jennings Lang baseado na novela de Arthur Hailey / Elenco: Alain Delon, Susan Blakely, Robert Wagner, Sylvia Kristel, George Kennedy / Sinopse: Durante um vôo entre Nova Iorque e Moscou um avião Concorde se torna alvo de um industrial poderoso que decide derruba-lo a todo custo.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu. 

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir