terça-feira, 25 de junho de 2013

O Terceiro Tiro

“O Terceiro Tiro” é um filme bem diferente da carreira do grande diretor Alfred Hitchcock. A impressão que o espectador tem ao assistir a essa produção é a de que o cineasta estava acima de tudo se divertindo muito, o que não é de se admirar uma vez que o enredo – em tom de humor negro – brincava o tempo todo com uma situação bem inusitada e bizarra. O título original do filme, “The Trouble with Harry” (O Problema Com Harry), era bem mais explicativo do que o equivocado nome nacional que os distribuidores brasileiros arranjaram. Pois bem, e qual seria o problema com Harry? E afinal, quem diabos era Harry?! Ora, Harry era um cadáver abandonado em um bosque. Isso mesmo que você leu. O roteiro se baseia justamente nisso. Um corpo é encontrado sucessivamente por várias pessoas em ocasiões diferentes e todas elas procuram esconder o fato dos demais. Isso porque nenhum deles tem exatamente certeza sobre as circunstâncias da morte de Harry e algumas até pensam ter alguma culpa no cartório sobre isso. Achou tudo muito bizarro? Estranho? Claro que sim.
  
Harry acaba sendo encontrado por um garotinho, por sua mãe, pela ex-esposa, por uma jovem e até por um capitão. Todos eles agem até com uma certa indiferença ao fato do morto estar ali estendido no chão entre as folhas e o roteiro arma toda uma situação de puro humor negro sobre isso para divertir o espectador. O velho Hitchcock costumava dizer que “O Terceiro Tiro” era um de seus filmes preferidos. Ele atribuía isso ao fato do argumento ser muito diferente de suas outras produções, com acentuado clima de humor negro. Some-se a isso a bela fotografia de Vermont, um dos lugares mais bonitos e pacatos dos EUA. Essa ironia entre uma estória absurdamente sombria e a beleza do lugar acentua ainda mais o ótimo resultado final. Outro ponto a se destacar é o fato da película ser a primeira da carreira de Shirley MacLaine no cinema. Jovem e bonita, ela interpreta Jennifer Rogers, uma das pessoas que também se deparam com Harry na floresta! Enfim, “O Terceiro Tiro” é indicado para os que desejam conhecer um outro lado do mestre do suspense. Seu humor definitivamente não era convencional mas certamente poderia ser considerado de fato genial. Que tal rir um pouco com Alfred Hitchcock?


O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry, EUA, 1955) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: John Michael Hayes, baseado no livro de Jack Trevor Story / Elenco: Shirley MacLaine, Edmund Gwenn, John Forsythe, Mildred Natwick / Sinopse: O corpo de Harry é encontrado em um bosque por várias pessoas. Todas acabam pensando ter algo a ver com sua morte.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir