quarta-feira, 16 de outubro de 2013

No Silêncio de uma Cidade

Clássico do cinema noir dirigido pelo cultuado cineasta Fritz Lang. Sempre que assisto a algum filme noir fico admirado pela originalidade, pela criatividade e pelo realismo dessas produções. Algumas dessas películas conseguem manter um clima atemporal, como se tivessem sido feitas recentemente. Os roteiros já eram cínicos por natureza, as mulheres fatais e os personagens masculinos estavam longe de serem unilaterais, bonzinhos ou malvados. Todos parecem habitar uma zona cinza, onde até mesmo o protagonista pode ser capaz de cometer as maiores barbaridades. Olhando sob esse ponto de vista "No Silêncio de uma Cidade" é um noir de pedigree. O roteiro, cru por si próprio, explora a presença de um assassino em série que aterroriza Nova Iorque. Matando belas mulheres ele acaba se tornando o inimigo público número 1 da cidade. Assim uma recompensa é colocada para quem conseguir colocar as mãos no criminoso.

A morte de um magnata da imprensa também ocorre o que dá início a uma luta feroz pelo controle da empresa por seus executivos. Assim um repórter destemido precisa encontrar o verdadeiro assassino para que assim seu jornal venda milhões de exemplares, evitando que a empresa caia em mãos erradas, de pessoas realmente inescrupulosas. O curioso aqui é que o diretor Fritz Lang parece brincar com a imprensa de Nova Iorque, os retratando como pessoas sem nenhuma ética, que topam fazer qualquer coisa por um furo de reportagem. Há também uma sutil comparação (completamente sugerida) entre o serial killer e os donos dos meios de comunicação. Qual deles seria o pior? Tudo realizado de forma muito inteligente e elegante. Assim deixamos a dica desse ótimo "While the City Sleeps", uma produção que certamente irá lhe surpreender.


No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, EUA, 1956) Direção: Fritz Lang / Roteiro: Casey Robinson, baseado na novela de Charles Einstein / Elenco: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders / Sinopse: Assassino em série aterroriza em Nova Iorque enquanto repórter luta para descobrir a identidade do verdadeiro psicopata. Clássico noir assinado pelo cultuado cineasta Fritz Lang.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir