sábado, 19 de outubro de 2013

Uma Aventura na África

Considerado um dos grandes clássicos de aventura da história do cinema americano, "Uma Aventura na África" se tornou um símbolo que anos depois seria imitado em produções que procuravam se espelhar justamente nas aventuras vividas por Humphrey Bogart e Katharine Hepburn. Além de ser ótimo com cinema, o filme também ficou famoso pelos bastidores de filmagens. O diretor John Huston ficou obcecado com uma caçada bem no meio da produção (fato que daria origem a outro filme bem famoso, com Clint Eastwood, chamado "Coração de Caçador", baseado no livro escrito por James Agee que foi justamente o roteirista desse "The African Queen"). No enredo Humphrey Bogart é um capitão e aventureiro que cruza os rios do norte da África em um pequeno barco chamado "Rainha da África" (que inclusive dá nome ao filme em inglês). Após aceitar fazer uma jornadas das mais perigosas, em rios com enormes correntezas, percebe que está em uma missão para atacar as forças alemãs no continente.

Foi o último filme de Humphrey Bogart e Katharine Hepburn juntos. Ambos ficaram mais do que amigos e isso transparece claramente nas telas. Obviamente que revisto hoje em dia o filme apresenta alguns problemas, inclusive pela insistência do diretor em filmar as cenas mais perigosas em estúdio, deixando tudo com um clima muito artificial e pouco convincente. Afinal se Huston fez tanta questão de filmar no continente negro porque não aproveitou mais suas locações naturais? Atualmente a chamada técnica de Back Projection (onde os atores atuavam em frente a uma enorme tela que projetava as imagens da paisagem ao fundo) está muito ultrapassada ainda mais em alta resolução tudo ainda fica mais evidente. De uma forma ou outra o público deve tentar ignorar tal aspecto pois o que vale mesmo aqui é o ótimo timing entre Bogart e Hepburn que dão show de carisma na tela. Aliás para grandes surpresa do próprio Bogart ele foi premiado com o Oscar por sua atuação! Dizem que o Oscar lhe foi dado como um reconhecimento de sua obra e não pelo que faz em cena. Faz certo sentido pois todos em Hollywood já sabia que ele estava com um câncer terminal. De qualquer maneira a premiação certamente foi mais do que merecida.


Uma Aventura na África (The African Queen, EUA, 1951) Direção: John Huston / Roteiro de James Agee e John Huston a partir do romance "African Queen" de C.S. Forester / Elenco:  Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull, Theodore Bikel / Sinopse: Capitão veterano e aventureiro aceita participar de uma jornada das mais perigosas. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Ator (Bogart). Indicado ao Oscar ainda nas categorias de Melhor Direção,  Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Hepburn).

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir