segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Indomado

Título no Brasil: O Indomado
Título Original: Hud
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Martin Ritt
Roteiro: Irvine Ravetch, Harriet Frank
Elenco: Paul Newman, Melvyn Douglas, Patricia Neal, Brandon de Wilde.

Sinopse: Hud Bannon (Paul Newman) é o filho rebelde de um respeitável fazendeiro, que vive permanentemente em conflito com seu idoso pai.

Comentários:
"Ótimo drama familiar com clima de faroeste, e relacionado com valores morais e princípios pessoais. É nesta fazendinha, num fim-de-mundo que encontramos um conflito de gerações entre um pai e seu filho. O curioso aqui é que o personagem Hud (ótimo papel de Paul Newman) tem muito do jovem rebelde tipo Marlon Brando, mas não há glamour sobre ele. É antes de tudo, um grosso, egoísta e imprestável, oposto ao seu pai. O filme acerta ao não apelar para redenções ou viradas forçadas. O elenco todo está ótimo. Levou os Oscars de atriz coadjuvante (Patricia Neal), ator coadjuvante (Melvyn Douglas) e pela belíssima fotografia em preto-e-branco." (Ricardo Martins)

"Uma obra prima, nenhum filme mostrou o trabalho e a vida rural melhor que O Indomado, com um forte roteiro cheio de conflitos, que não entra em marmelada, mostrando com frieza a relação entre pai e filho. O filme nunca deixa para trás a relação do homem com o trabalho em sua propriedade, dando destaque ao negócio do gado e suas grandes dificuldades. A fotografia é linda e a direção de Ritt é ótima. A atuação de Paul Newman é perfeita!" (Lucas Piove)

"Aqui, os famosos cavalos com mocinhos e bandidos são substituídos por camionetas e Cadillacs. O único defeito deste filme é o título que os exibidores brasileiros escolheram para ele. O Indomado passa um sentido positivo para o protagonista da história, o Hud do título original, interpretado por Paul Newman. E Hud é um crápula. O Hud que Paul Newman compõe é muito parecido com o personagem de Marlon Brando em O Selvagem, ou os personagens de James Dean em Juventude Transviada e também em Assim Caminha a Humanidade / Giant, de 1956 – que aliás também se passa numa fazenda de gado do Texas, com a diferença de que numa fazenda muito, muito rica. Hud não usa o blusão de couro ou a moto dos outros dois – mas essa parece ser a maior diferença entre o personagem de Newman e os de Brando e Dean. Em vez de moto, Hud usa um Cadillac. Em vez de blusão de couro, usa jaqueta jeans. O resto é igual – o jeito rebelde, um tanto irresponsável, egocêntrico, contra o sistema estabelecido, contra a forma de os pais verem o mundo." (Alice Porto)

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir