sexta-feira, 28 de março de 2014

007 Contra a Chantagem Atômica

Título no Brasil: 007 Contra a Chantagem Atômica
Título Original: Thunderball
Ano de Produção: 1965
País: Inglaterra
Estúdio: Eon Productions, MGM
Direção: Terence Young
Roteiro: Richard Maibaum, John Hopkins
Elenco: Sean Connery, Claudine Auger, Adolfo Celi

Sinopse:
A Spectre consegue colocar as mãos em duas bombas atômicas roubadas de um avião da OTAN. Com elas em seu poder jogam a ameaça em cima de Inglaterra e Estados Unidos: Ou as nações lhe pagam o valor de 100 milhões de libras esterlinas em diamantes ou a Spectre jogará as duas armas nucleares em duas das maiores cidades dos países. Para recuperar os artefatos roubados o agente James Bond é enviado até as distantes ilhas de Nassau. A missão se revelará uma das mais perigosas da carreira do famoso espião.

Comentários:
É o quarto filme de James Bond com Sean Connery. Em termos de qualidade fica abaixo de "Moscou Contra 007" e "007 Contra Goldfinger" mas bem acima de "O Satânico Dr. No" e "007 - Os Diamantes São Eternos" (O pior filme de Bond com Connery no personagem). Se fosse possível resumir essa produção em apenas uma frase poderíamos dizer que se trata da aventura submarina de James Bond. São várias as tomadas usadas nesse estilo e como sabemos não é fácil dar agilidade a esse tipo de cena. Mesmo assim são bem realizadas e mantém o bom padrão técnico do filme. Praticamente todo o enredo se passa em Nassau, região conhecida por suas belas praias e mares de água azul. Quem assistiu certamente se lembra da piscina com tubarões, algo que ficou bem marcado dentro da franquia. E como sempre acontecia em filmes de Bond dessa época também há diálogos bem espirituosos mostrando aspectos da personalidade do agente mais famoso do cinema. Num deles Bond analisando o rifle de um inimigo pergunta: "Isso é uma arma para mulheres?". Seu interlocutor responde: "Sim, você entende de armas?" ao que Bond tira de letra: "Não, mas entendo de mulheres". Em outro momento divertido uma agente pergunta porque Bond sempre dorme com várias mulheres em suas missões. A resposta de James: "Faço tudo pela Inglaterra!". Entre as geringonças mostradas podemos citar um dispositivo de vôo (que foi usado na abertura das Olimpíadas de Los Angeles anos depois) e uma caneta explosiva, ou seja, nada que saia da rotina das aventuras do agente no cinema. No geral tem boa trama, é bem movimentado e com ótimas sequências de ação. Um bom Bond certamente.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

3 comentários:

  1. É, a tal geringonça voadora, que é uma mochila a jato, já foi até usada em um desfile de carnaval do Rio de Janeiro a uns anos atrás para provar que o brega não tem limites.

    ResponderExcluir
  2. Sim, agora me lembrei. Um invento que prometia revolucionar a locomoção humana, acabar assim em desfile de escola de samba...rsrsrssssrs

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir