segunda-feira, 9 de junho de 2014

10 Curiosidades Sobre "Espíritos Indômitos"

1. Por esse primeiro papel no cinema Marlon Brando recebeu um cachê de 50 mil dólares, um bom valor para 1949 quando ele foi contratado. Por essa época Brando também fechou contrato com o agente Jay Kantor que iria se tornar não apenas seu empresário mas também um grande amigo. Ficaram juntos por mais de 40 anos.

2. Apesar de ter adiado muito tempo para entrar no cinema, Brando levou seu papel bem a sério. Um mês antes das filmagens começarem resolveu conhecer veteranos de verdade no hospital das forças armadas em Nova Iorque. O contato lhe fez abrir os olhos. Brando decidiu que não iria interpretar seu personagem como se ele fosse um "coitado" mas sim como um homem de imensa bravura pessoal.

3. Para as cenas de esportes envolvendo cadeirantes, Brando sugeriu ao diretor Fred Zinnemann que ele trouxesse os veteranos que tinha conhecido em Nova Iorque. A sugestão foi aceita. Todos que participam do jogo de basquete são ex-soldados feridos na guerra, alguns que se tornaram amigos de Brando quando ele foi até o hospital de veteranos estudar seu papel. 

4. Para acostumar ao seu papel como um paraplégico, Brando permaneceu em uma cadeira de rodas dentro e fora do set durante todo o período das filmagens. Ele relutantemente abriu uma exceção para este "método", a fim de participar de uma festa de Hollywood, onde ele queria conhecer Charlie Chaplin. Sua companheira Shelley Winters o convenceu de que não daria para ele ir de cadeira de rodas para uma festividade como aquela.

5. Durante as filmagens Brando se hospedou no apartamento do ator Richard Erdman, que também estava no filme em um papel coadjuvante. Brando não se deu muito bem com Erdman pois era desorganizado, bagunceiro e comia toda a comida da geladeira, sem depois ajudar nas despesas. Assim que o filme acabou Erdman decidiu colocar Brando para fora de lá!

6. Depois do sucesso do filme, empresários do setor de rádios de Nova Iorque tentaram contratar Brando para atuar numa versão radiofônica do filme. Brando então pediu um cachê de 100 mil dólares, que obviamente foi recusado. Já a atriz Teresa Wright topou participar do programa que foi ao ar em 17 de dezembro de 1951 numa versão de apenas 60 minutos para a sessão denominada "Lux Radio Theater".

7. Por insistência de Marlon Brando o estúdio contratou mais veteranos do que era necessário para filmar as cenas do filme. No total 49 pacientes do Birmingham Veterans Hospital foram contratados como figurantes para "Espíritos Indômitos". 

8. Após concluir o filme Brando declarou que jamais faria outro filme pois o cinema americano era muito estúpido para criar algo realmente relevante do ponto de vista artístico.

9. Já para os amigos Brando dizia outra coisa, afirmava que trabalhar no cinema era bem mais fácil e lucrativo do que encarar os palcos de teatro de Nova Iorque.

10. Coincidência ou não, logo após as filmagens, Marlon Brando foi convocado pelo exército americano para exames médicos. Caso fosse aprovado ele seria convocado (na época o serviço militar ainda era obrigatório nos Estados Unidos). Felizmente para o ator ele acabou sendo dispensado por causa de um antigo problema no joelho que ele havia contundido em um jogo de futebol americano na escola. Com os problemas ele entrou na categoria F4 e se livrou de ir para a Guerra da Coréia que estava começando justamente naquele mesmo ano.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cinema Clássico - Pablo Aluísio
    Marlon Brando - 10 Curiosidades Sobre "Espíritos Indômitos"

    ResponderExcluir