quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Velho Oeste do Mundo Real

John Wayne em começo de carreira virou símbolo de toda uma era. De arma em punho enfrentando todos os bandidos. Alguns aspectos dos antigos faroestes merecem reflexão. Na realidade o velho oeste americano não foi tão violento como se pensa. Alguns historiadores estão revendo certos clichês que na verdade sempre foram puramente cinematográficos.

Os primeiros filmes de cowboy não foram baseados na história mas sim em literatura de bolso, que era muito popular naqueles tempos. Billy The Kid era muito diferente do que era retratado nesses produtos. Na verdade ele era um bandido pé de chinelo de um lugarejo perdido no meio do nada.

O mesmo vale para os famosos duelos nas ruas empoeiradas do oeste americano. Alguns pesquisadores encontraram registros reais de xerifes do velho oeste que mostram que qualquer cidade moderna era bem mais violenta que as famosas Dodge City ou Tombstone. Em Dodge City no ano de 1883 houve apenas 2 mortes!

Esse tipo de dado seria simplesmente comemorado em cidades brasileiras onde morrem milhares de pessoas todos os anos - ou para ser mais exato 50 mil mortes por ano. Então essa coisa de dizer que o Brasil está virando o velho oeste americano é injusto com o western, uma vez que lá, quem diria, era muito mais pacífico do que a realidade que vivemos em nosso dia a dia.

Pablo Aluísio.

Um comentário: